E o projeto virou realidade!

À escrivaninha. 22°C lá fora. Noite fulgurante e céu limpo. Hoje foi um dia especial. Muito especial. A concretização de um sonho, transformado em projeto, e agora verdade.

Este post participa do projeto *BEDA, e me propus a postar sobre livros e literatura no mês de agosto.

Para o décimo segundo post participante do projeto, vou compartilhar a felicidade de ter em mãos algo pelo que sonhei por anos.

Quando peguei o meu sonho e comecei a trabalhar nele, tornou-se algo diferente. Às vezes, perdia de vista a maravilha daquele sonho. Sim, havia trabalho para fazê-lo acontecer. Mas primeiro, houve o sonho. Era importante não esquecer minha inspiração, minha paixão, meu sonho.

Não sabia em que esse sonho-projeto-trabalho se tornaria. Provavelmente, ficaria engavetado, timidamente. Talvez, ganhasse asas e viajasse o mundo. Em meus sonhos tudo era possível. 

Animada, entrei de cabeça na construção da minha história, meio convencida de que talvez eu pudesse mesmo publicar um romance. Será? Eu me perguntava. Não pensava no futuro. Concentrava-me na jornada e ela era excitantemente estimuladora.

E o projeto virou realidade

Café & Romance é o meu primeiro romance, publicado através da Editora Pedregulho.  O livro contém texto de orelha da Ana Rüsche, prefácio de Lúcia Freitas, e ilustração da capa de Surina Mariana. Emoção demais, com esse time de mulheres maravilhosas.

Após se aposentar de uma Universidade do Rio de Janeiro, a vida da bibliotecária Diana se transforma quando resolve adotar um estilo de vida com mais liberdade e autonomia. Decide mudar-se para um apartamento no Flamengo, onde se isola a fim de se dedicar a projetos adiados ao longo da vida. A decisão provoca turbulências em seus relacionamentos afetivos próximos. Em cerca de 200 páginas, a voz do narrador em terceira pessoa se mistura ao fluxo de pensamento da protagonista e diálogos interessantes para contar uma história envolvente de busca por autonomia e realização de uma mulher de meia idade convicta de que começar uma nova carreira aos 50 anos é um desafio, não uma impossibilidade.

Café & Romance está vivo

Em memória de P.I., meu anjo, que me faz olhar para as estrelas e sorrir, dedico este livro.

Estendo meus agradecimentos às pessoas que me apoiaram nesta jornada. Sonho que se sonha junto com alguém é projeto. E eu me cerquei das melhores.

Agradecimentos

À Dilene Machado, pela parceria e companhia nas muitas horas de conversas e reflexões, com dicas certeiras e toneladas de motivação desde os primeiros esboços.

À Ronize Aline, que me mostrou como era possível estruturar um romance em poucos dias e, sem saber, possibilitou-me preencher as tardes de isolamento, na pandemia, com um projeto de escrita fascinante.

À Ana Rüsche, pela honra de ter escrito o texto de orelha e por me convencer de que eu estava pronta para produzir um romance. Pelas orientações e pelo acompanhamento durante todo o processo de escrita e pelos conselhos profissionais que tornaram possível transformar meu sonho em um livro de verdade.

Às primeiras leitoras Rachel Faria, Claudia Silva, Ana Maria Seara e Lucia Freitas  (que também escreveu o prefácio carinhoso), pela generosidade da leitura cuidadosa, pelos comentários sinceros e pelas dicas muito bem-vindas.

À turma de escrita criativa, que gentilmente opinava sobre meu fazer literário e me indicava caminhos.

Agradeço especialmente à Surina Mariana pela honra de ter sua linda arte na capa.

À minha filha e minha princesinha, Ana Paula e Clarisse, pelo incentivo e o orgulho indisfarçável. Pelos momentos de paz e compreensão enquanto eu punha em prática um desejo antigo de me tornar uma escritora.

A você, que lerá o meu livro e me transformará, efetivamente, em uma escritora no sentido mais real da palavra.

Obrigada.


* Este post faz parte do BEDA – Blog Every Day (April/August), um projeto coletivo em que os blogs se propõem a postar todos os dias do mês. Ele pode acontecer em Abril e/ou em Agosto.


About the Author

One thought on “E o projeto virou realidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You may also like these