Satisfação garantida em duas vias

À escrivaninha. 27°C lá fora. Noite estrelada e agradável. Tenho apreciado estas escritas noturnas aqui no blog. É uma novidade que desejo manter.

Este post participa do projeto *BEDA, e me propus a postar sobre livros e literatura no mês de agosto.

Para o décimo post participante do projeto, vou compartilhar quando percebi como minha melhor performance pode influenciar pessoas e ajudá-las.

Não estou falando apenas de trabalho. Refiro-me a algo em que você se sinta completamente à vontade e feliz. Quando alguém pensa nesse algo, lembra-se logo de você. E todos querem o seu produto, o seu show, a sua obra, o seu talento.

Prazer em mão dupla

Estive pensando em algo que me traga satisfação ao realizá-lo. E em como posso ajudar as pessoas e deixá-las contentes de alguma forma com esta atividade.

Não sei pintar quadros. Tampouco cantar ou dançar. Desenhar não é o meu forte. Faço algumas coisas com competência e criatividade. Mas, qual é o meu talento?

Imagino que o nosso talento está em exercer uma atividade estimulante em duas vias. Algo que proporcione satisfação para quem a executa e para quem a recebe.

Estive pensando nas ocasiões em que fui solicitada para fazer algo. Em algumas dessas ocasiões, eu argumentei: mas Fulano ou Fulana é melhor que eu, por que você não chama ele ou ela”? E me disseram: “Queremos a sua expertise. Gostamos do jeito que você faz.”

Refleti um pouco e percebi que tenho prazer nas atividades que exerço ou exerci ao longo dos anos. Porém elas me trazem ou trouxeram satisfação em via de mão única.

Amo lecionar, mas nem sempre a satisfação veio em duas vias. Gosto de ministrar oficinas e palestras. Na maioria das vezes foi bem prazeroso e estimulante. Sou apaixonada pela produção de conteúdo. Adoro blogar. Porém, a resposta do leitor não está sempre presente. Há posts que falam sozinhos. Não há reciprocidade de quem os lê. Onde está o prazer em mão dupla?

Descobri, então, que, de todas as atividades exercidas por mim, conduzir rodas de leitura é o que tem me trazido esta alegria em mão dupla. Com elas apresento minha melhor performance. Posso influenciar pessoas e ajudá-las. E ficamos todos extremamente satisfeitos! Este é o meu talento!

Como você faz isso?

O segredo é procurar ser um igual. Não tentar mostrar superioridade, ou uma grande inteligência, ou sua experiência no assunto. Simplicidade e humildade. Seu talento deve consistir em como você contribui para as pessoas se sentirem bem e satisfeitas.

Em minhas rodas de leitura, concentro-me em mostrar aos participantes o prazer proporcionado pela leitura de uma obra literária. E em como a oportunidade de trocar ideias sobre o texto literário é sempre fascinante.

Ao final de uma Roda de Leitura, os que dela participam parecem visivelmente satisfeitos. Eles adoram a experiência! E me confessam: “Como é interessante a compreensão do texto, à medida que vamos lendo, contando com a sua condução!” e “As crianças adoraram e querem saber quando vamos ter outra roda!”

Se você fizer o seu melhor trabalho, as pessoas não vão esquecê-lo. E irão chamá-lo outras vezes, para uma nova experiência.

Inspirar-se em seus ídolos

Há sempre alguém realizando o mesmo trabalho que você de uma forma tão inspiradora. E você tende a imitá-lo. E aprende muito com essa pessoa iluminada e tão brilhante naquilo que executa.

Não penso em competir com outras pessoas. Procuro cercar-me das excelentes em suas funções. Vê-las em ação e observar seu sucesso é uma inspiração para mim.

Há alguns anos, participei de um Curso de Rodas de leitura, com a escritora e mestra Suzana Vargas, Idealizadora das Rodas de Leitura. Apaixonei-me por seu trabalho e seu estilo de conduzir as rodas. Ela irradia satisfação e paixão pelo que faz. E este prazer nos contagia!

Adaptei as técnicas aprendidas com ela, em minhas aulas de Literatura. Logo iniciei o Projeto Roda de Leitura, com meus alunos. Mais tarde, expandi o projeto a um público mais abrangente, adultos, jovens e crianças, em ambientes diversificados, como escola, empresas e eventos. A foto deste post é uma delas.

Embora tenha meu próprio estilo de conduzir as rodas, procuro sempre imitar a genialidade da mestra Suzana. Receber e compartilhar o prazer da leitura de uma obra literária. Amo tanto suas lições que, atualmente, estou fazendo outro curso de mediação de leitura com ela.

Superar a si mesmo

Tenho consciência de meus limites e de minhas possibilidades. Não penso em ser melhor que outras pessoas. Reconheço o valor delas e sua excelência no que fazem. Tento ser melhor que eu mesma. Aprender com meus erros, refinar meus acertos e superar-me.

Tenho paixão pelo o que faço. Isto me faz acordar todos os dias com motivação para exercer melhor minha função. Satisfação garantida. Em duas vias.

E você, tem algo que faça melhor, influencie as pessoas e o deixe satisfeito em duas vias? Compartilhe este prazer conosco, pode ser?


* Este post faz parte do BEDA – Blog Every Day (April/August), um projeto coletivo em que os blogs se propõem a postar todos os dias do mês. Ele pode acontecer em Abril e/ou em Agosto.


Foto: Antônia Moraes/ Arquivo Petros

3 comentários em “Satisfação garantida em duas vias”

  1. Poxa, você me pegou…rs
    Amo escrever e produzir conteúdo, mas é uma satisfação meio solitária uma vez que nem sempre há interação.
    Meu trabalho me estressa muito, mas ao mesmo tempo é incrível lidar com as crianças -Nem sempre satisfatório para ambas as partes, infelizmente.
    Dançar faz parte da rotina, mas é uma satisfação minha… Cozinhar é ótimo, mas os paladares nem sempre se agradam facilmente.
    Acho que tenho vários mini-talentos, que em geral me proporcionam satisfação e algumas vezes fazem brilhar olhos alheios…
    No momento, a única satisfação de mão dupla que tenho encontrado é ensinar matemática no recreio para um aluno que adora estudar e, mal me vê, já vem pedir “desafios”: Ele está no quinto ano e já está resolvendo regra de três e porcentagem!
    Abraços!

    Responder
    • Você tem razão, nem sempre nossa satisfação vem em mão dupla. Mas amei essa experiência com o aluno de matemática. Que demais!
      beijo, menina

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.