Sonhos e planos

À escrivaninha. 26°C lá fora. Céu nublado e fresco. Outono se impondo finalmente. Até cobertor procurei noite passada. Dia desses, pus-me a divagar sobre como encontrar tempo para concretizar sonhos, realizar planos e ajustá-los à vida diária. Uma coisa não elimina a outra, pois a rotina e o prazer devem andar juntos. Naturalmente.

Pois, Café. Lisboa

Há muito tempo, eu tinha um sonho de ter um café-livraria. Imaginava um espaço cultural, onde projetos literários se desenvolvessem, como rodas de leitura, palestras com autores e professores de Literatura, cursos de escrita e leitura e outros eventos do gênero.

Entretanto, ser empreendedora é ousar ter sucesso. Para passar do pensamento à ação e fazer as coisas acontecerem é necessário preparo, planejamento e aprendizado. Os anos se passaram e não abri meu café literário.

Hoje eu estou ciente de que nem todos os sonhos se concretizam. Apenas porque não temos competência e habilidade para tal. Não tenho o menor tino para negócios. Então, abrir um café literário ficou fora de cogitação.

Há sonhos que se transformam em planos.

Após a aposentadoria, estive trabalhando, nos primeiros anos, com gerenciamento de mídias sociais, tutoria de EAD, produção de Rodas de Leitura e administração blogueira. Eram atividades livres e com data de validade, e isto é fascinante. Estes trabalhos terminaram e não cogitei mais no sonho de empreender no ramo literário.

Minha lista, atualmente, não contempla mais itens relacionados a ter, mas a ser. Isto é o que importa realmente. Procuro, a esta altura da vida, atividades que não me rendem tanto dinheiro, apenas satisfação pessoal. Encaro esta liberdade funcional como uma oportunidade de fazer o que realmente quero, sem a necessidade de trabalhar por dinheiro.

Organizar a vida de acordo com o coração.

Uma decisão sábia, a meus olhos. Minha lista de tarefas contém prazer e dever, misturados, como algo único. Como deve ser. Escolho três tarefas cotidianas urgentes e coloco-as no topo da lista. Ver a lista quase toda “ticada” ao longo do mês é animador.

Se o humor ou as condições físicas não estão favoráveis, ignoro a lista. E não faço nada programado. Benefício da aposentadoria. Ficar à toa, assistindo a filmes e a séries faz parte da rotina também. Prazer e rotina andam juntas, lembram?

Gosto de aproveitar o tempo ocioso com algo prazeroso. Quando não estou escrevendo meu novo romance, coloco a leitura em dia (Santo Kindle). Muitas vezes, escrevo posts aqui no blog, ou crio artes para alimentar as redes sociais onde divulgo meus projetos. De escrita e de leitura.

Sonhos e planos. Planos e sonhos

A vida tem sido mais amena, desde que parei de sonhar e comecei a fazer planos. Além de escrever romances (e publicá-los), venho pensando em voltar a estudar. Plausível. Agradável. Viável.

O café-livraria? Ele existe, sim. Apenas na ficção. Levei meu sonho para a personagem. Ela conseguiu abrir o seu Café & Romance. Eu? Desisti deste sonho. Simplesmente perdeu a razão de ser. Contento-me em tomar café e ler livros.

E você? Seus sonhos se concretizam em planos? Ou simplesmente perdem a razão de ser?

Photo of Paul Bernhardt

2 comentários em “Sonhos e planos”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.