Aposentar-se é escrever um novo capítulo no livro da vida
À escrivaninha. 14ºC lá fora. Céu nublado. Um vento frio me estremece.
Vejo a aposentadoria como um novo capítulo de um livro, com variações no tema central e novas inserções no enredo. Com essa perspectiva aliada à minha personalidade impulsiva e intempestiva, mergulhei totalmente no enredo de minha aposentadoria.
Eu continuo a acordar cedo com um ardente senso de propósito. Isto é algo que ainda está fortemente arraigado à minha mente todas as manhãs: há algo para eu fazer! Há rotinas diárias para resolver e novas paixões para explorar… A lista nunca acaba – e muda regularmente.
Multitarefas com tanto tempo livre
Os novos capítulos em minha vida de aposentada incluíram vários detalhes que se revelaram uma transição fantástica do mundo do trabalho. Eu parecia uma aluna que inicia a faculdade, fazendo a inscrição das atividades. Entrei em tantos cursos ao longo destes anos de aposentadoria!
Nem todas as atividades me fisgaram, obviamente, impulsiva que sou. Por exemplo, cursos de Inglês e de Filosofia. Inscrevi-me várias vezes em diferentes ocasiões. Durante o período em que estudava, eu estava envolvida, presente. Aprendi muito sobre mim e sobre o que realmente tem um propósito para minha vida. Nunca consegui continuar nenhum deles, entretanto. Abandonei-os no início.
Algumas das outras atividades em que me envolvi persistiram; outras, não. Recentemente, iniciei aulas de ginástica personalizadas. Já desisti delas. Não me adaptei a horários fixados e à interação ao vivo. Optei por aulas gravadas em vídeo, com a mesma professora. Sozinha, comigo mesma.
Por outro lado, há atividades que amo fazer e preenchem meu tempo e me alegram a vida. Por exemplo, mergulhei de corpo e alma no projeto Clube do livro. A cada dia a empolgação só aumenta. Há um senso de propósito bem definido nesta atividade. É o que desejo fazer e o que me apetece a vida profundamente.
Não sou obrigada a nada.
Obviamente, as tarefas na aposentadoria são diferentes de quando eu trabalhava. Isto torna o novo capítulo do meu livro atraente e excitante. Não sou obrigada a nada. Liberdade de fazer as tarefas, de escrever e de ler, de me exercitar, de fazer qualquer coisa em minha própria agenda e não ter de espremer tudo em um turno de dia de trabalho.
Isto é Libertador: ter a coragem e o discernimento de escolher o que é melhor para nós. Sinto-me imensamente grata por ter um tempo regular e ininterrupto com meus projetos pessoais , com a minha família, com os meus amigos e as minhas amigas e comigo mesma. Até a página final de meu livro…
Foto de Yan Krukau

1 Comentário