Mova-se em busca da energia do sol


À escrivaninha.  25°C lá fora. O céu está cinzento. A primavera continua fria e nublada, mesmo com um solzinho tímido. Quero luz e calor!

Enquanto você ainda tem condições, vá a lugares, faça coisas. Esta frase, que ouço frequentemente, finalmente, me impactou, quando visitei meu pai, há alguns dias. Ele segue o mesmo padrão de mamãe, com problemas de saúde debilitantes que impedem a locomoção. Tal condição tem me feito repensar meu estilo de vida com mais atenção atualmente, a fim de tornar a velhice mais confortável e menos dolorosa.

Confesso que tem sido uma experiência desafiadora. Minha vontade é ficar parada, sentada à escrivaninha, no sofá ou na cozinha. A lembrança de papai e mamãe inválidos tem sido um empurrão para eu tomar coragem e começar a me mover.

Eu sou abençoada com a capacidade de me locomover e realizar tarefas motoras e mentais. Aos 64 anos, ainda sou totalmente capaz de caminhar e experimentar coisas novas. Talvez não seja apropriado, neste momento de pandemia, mas há lugares que quero visitar e coisas que quero experimentar. E preciso fazer isto enquanto posso.

Tenho sido sedentária e reclusa por opção. E eu preciso me mover. Andar mais, ir para o ar livre, tomar sol. Fazer atividade física é imprescindível para eu continuar em movimento, e também manter força e flexibilidade. Essencialmente, passar menos tempo sentada. Mesmo que eu goste muito de ler e escrever, preciso equilibrar isso com estar na natureza, dar uma caminhada ou fazer um passeio.

Movimento é algo que ainda estou “tentando” adicionar a minha rotina semanal. Sim, sou resistente à ideia de sair do meu cantinho. Porém, estou explorando atividades que me obriguem a me “mover” e que combinem comigo. Talvez eu não faça tantas caminhadas, mas posso praticar exercícios de ginástica enquanto assisto a minhas séries e filmes.

Também preciso experimentar novidades culturais, como eventos, música, teatro – ainda que online, e buscar novos hobbies e áreas de aprendizagem para explorar. Além de dedicar um tempo consciente à reflexão pessoal com a leitura e a escrita, pretendo tornar-me uma aprendiz, com cursos online, e encontrar um novo hobby que desafie minha mente.

Eu pretendo me esforçar para passar um tempo na natureza, pretendo me movimentar e receber a energia do Sol. Os próximos dias serão desafiadores. Conto depois, como tem sido este novo estilo de vida.

Foto de Inga Seliverstova no Pexels

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.