Bloqueio criativo na escrita

À escrivaninha. 22°C lá fora. Sensação de fadiga e desânimo provocada por um resfriado que me abate há alguns dias.

Tenho experimentado um terrível bloqueio na escrita do novo romance. Mesmo com toda história estruturada, não consigo desenvolver as cenas de maneira satisfatória. Empaquei no capítulo 7, atolada até a alma. Uma frustração enorme e uma certeza de incapacidade me assaltaram esta semana. Tive ímpetos de apagar tudo e recomeçar uma outra história do zero.

Reconsiderei, entretanto, e preferi culpar meu estado de saúde. Quem sabe, após essa letargia ir embora, e eu me restabelecer do resfriado, minha mente desbloqueie? Por ora, a exaustão mental não me permite escrever uma cena que preste.

Lutando contra o bloqueio

Uma forma de vencer a dificuldade foi ocupar a mente com outras tarefas a fim de me distanciar do projeto bloqueado. Nos últimos dias, diversifiquei as atividades desta forma:

  • Voltei-me à edição do primeiro livro que foi muito prazeroso de escrever;
  • Dediquei-me à leitura de obras de gêneros diferentes do que estou escrevendo;
  • Assisti a alguns episódios de série de ficção científica;
  • Aprofundei a pesquisa sobre aspectos do tema da obra;
  • Escrevi posts aqui no blog e agendei a próxima carta da minha newsletter;
  • Passei um tempo jogando Block Puzzle no celular;
  • Executei tarefas do curso de escrita;

E, por fim, dormi. Dormi muito. Às vezes por cima de um livro ou de um caderno. Talvez sob efeito dos remédios da gripe. Nunca dormi tanto.

E se nada funcionar?

Até o momento, não vejo boas perspectivas para a minha história. O próximo passo será pular a cena onde travei e escrever uma outra cena mais motivante. Mudar a ordem do planejamento talvez seja uma boa saída para fazer a trama prosseguir.

 Amanhã, durante o treino de Pilates, procurarei afastar as preocupações com minha incapacidade de continuar o romance. Quem sabe, o meu inconsciente comece a trabalhar na solução desse imbróglio. Acredito que logo o fluxo criativo retornará, e conseguirei avançar no processo de escrita do romance em curso.

Se nada disso funcionar, a alternativa será colocar o projeto do 2º romance de lado, durante algum tempo, e me dedicar a escrever outra coisa completamente diferente.

Alguma sugestão?

Imagem: Aaron Burden on Unsplash

About the Author

One thought on “Bloqueio criativo na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You may also like these