Razões para aproveitar o prazer da leitura

À escrivaninha. 31º C lá fora. Céu limpo, com um azul deslumbrante, salpicado de nuvens cor de algodão. Para alguns, o calor é insuportável,  mas eu amo dias assim.

Ontem, realizamos o último Clube do Livro do ano. Foram 8 meses de encontros e 18 livros lidos! Presenteamo-nos, brindamos e celebramos! Emocionei-me com tanto carinho demonstrado por um projeto que me é tão especial.

Lembro-me do nascimento de nosso clube. Minha amiga Ana Maria sugeriu um clube do livro virtual, como aquele do livro e filme “The Jane Austen Book Club”. Uma ideia maravilhosa, que me aqueceu a alma. Aceitei o desafio e criamos nosso clube, no início da pandemia.

No primeiro encontro do clube do livro, eu estava muito animada. Era meu sonho de vida. Eu estava muito feliz por este Clube do livro ser uma realidade! Este projeto tem me mantido ocupada, na mente, no uso do tempo, na comunicação com as pessoas, neste período de distanciamento social.

Leitura após leitura, tem sido desafiador e estimulante, já que a literatura nos instiga a questionamentos e reflexões. Às vezes, batia cansaço, preguiça, principalmente quando alguma leitura não era agradável. Outras vezes, surpreendemo-nos com obras fascinantes e cativantes.

Esta nova empreitada tem me envolvido de uma maneira extremamente prazerosa. Passo tempo planejando cada encontro virtual para o debate do livro. Esse tempo em que me debruço no projeto tem trazido prazer a meus dias isolada em casa, devido à epidemia.

Espero, de coração, que nosso Clube sobreviva pelos anos seguintes. Com a crise da Covid-19, vivemos um dia de cada vez. Desejo intensamente que a nossa disposição, nesta epidemia, não esmoreça.

Carpe Diem quam minimum credula postero”. Aproveita o dia e confia o mínimo possível no amanhã. (Odes de Horácio – 8 a.C).

Não é só um encontro literário. Também conversamos sobre temas diversos e matamos a saudade provocada pelo  distanciamento social. São momentos maravilhosos com pessoas que compartilham o prazer da leitura. É uma maneira adorável de nos vermos, já que não sabemos quando poderemos nos encontrar pessoalmente.

É isto: aproveitemos nosso tempo de lazer, de desfrutar os prazeres da leitura, e também nosso tempo de aprendizado e trabalho juntos. Eu quero levar isso para o resto da vida. E ela nunca pareceu tão breve quanto este ano. Sou grata por cada um desses momentos.

Imagem: cottonbro no Pexels

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.