Você simplesmente não consegue o que quer

À escrivaninha. 27°C lá fora. Noite encoberta com possibilidades de chuva. O calor segue triunfante sufocando a primavera. Trinados de passarinhos colorem a noite e uma brisa fresca levanta as cortinas.

As expectativas que colocamos sobre nós mesmos, sobre as situações e sobre as outras pessoas não são necessariamente realistas. Eis a razão pela qual muitas pessoas ficam um pouco tristes e frustradas na maioria dos seus dias.

A razão de termos grande expectativa por tudo é decorrente de uma cultura em que nos foi dito que, se trabalhássemos duro, conseguiríamos tudo. Isto não é verdade. Às vezes, não importa o quão arduamente se lute para alcançar um objetivo, simplesmente não se consegue o que quer.

Nós nos propusemos ao fracasso, quando criamos expectativas sem considerar a realidade.


As consequências são frustrantes porque não realizamos as coisas que prometemos a nós mesmos que iríamos fazer. Ou porque não consideramos a possibilidade de um outro resultado para o que esperávamos.


Nós não temos nenhum controle sobre o que as outras pessoas fazem. Por isso, não sabemos como gerenciar as expectativas de outras pessoas. E nos frustramos quando tomamos decisões relativas às nossas próprias expectativas.

Aquela promoção que você julgou como certa, pode ser dada a outra pessoa mais capacitada ou mais adequada às necessidades da empresa, ou apenas porque seu/sua chefe assim o quis.

O mesmo se aplica aos relacionamentos afetivos, aos negócios financeiros, aos eventos agendados, à carreira e ao emprego dos sonhos, enfim, a todos e quaisquer planos em diferentes áreas da nossa vida.


Olhando para trás, percebo que não é bom culpar os outros por nossa infelicidade. Claro que as ações de outras pessoas podem nos causar tristeza, decepção e frustração ao não coincidir com as nossas expectativas.

Quanto mais velha fico, menos eu me importo com as consequências de minhas expectativas.

Se você testar suas expectativas, poderá ver as coisas de forma diferente. E não se frustrará tanto com consequências inesperadas.

É saudável manter o foco no fato de que há várias consequências para cada uma de nossas expectativas. Pensar que nem sempre aquilo que desejamos se concretizará. Estarmos conscientes de que uma situação inusitada ou inesperada pode substituir nossa expectativa diminuída ou o impacto da frustração.

Eu concordo com o ajuste de expectativas mais baixo, mais realista, mais plausível. Possivelmente, tal atitude nos leva a ser mais felizes na vida e menos frustrados.

E você costuma se frustrar quando suas expectativas não são correspondidas? Ou você considera encontrar consequências diferentes ao que esperava?

Foto de Nagara Oyodo na Unsplash

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.