À escrivaninha. 25ºC lá fora. Céu encoberto, ventinho gelado. Chuviscos ocasionais nesta primavera carioca. Já estou com meias nos pés…
Na Newsletter que assino, hoje, Ryder Carroll reflete sobre a gratidão e como se tornar grato. E que existe uma diferença entre sentir gratidão e ser uma pessoa grata. A maioria das pessoas não são essencialmente gratas. Percebi-me como uma dessas pessoas.
Nossa consciência de que podemos desenvolver a gratidão por meio de treinamento é algo revelador para mim . Podemos treinar nossa capacidade de sermos gratos por meio da prática de gratidão. Tal prática é eficiente para nos ajudar nos tornarmos mais perceptivos.
O primeiro passo é perceber por quais coisas eu “deveria” ser grata, mas não me sinto grata. Talvez por não saber como é não tê-las. Temos consciência de coisas pelas quais somos realmente gratos e das que apenas sabemos que deveríamos ser?
Há uma forte tendência a nos sentirmos gratos por coisas que nos trazem alegria, conforto, alívio. Ser gratos pelas experiências, vitórias e coisas alheias requer um esforço maior.
Imediatamente, meu cérebro iniciou uma busca por coisas pelas quais eu deveria sentir-me grata verdadeiramente. Aprender a valorizar as pessoas, as experiências, as coisas que tenho, agora, e não depois que as perder, ou quando vier a possuí-las.
Nesse momento específico de distanciamento social, sou grata por ter minha filha e minha neta perto de mim. Temos comida e abrigo, salário garantido e estamos saudáveis. Este tem sido meu projeto de felicidade, nos tempos atuais. Preciso estar atenta a coisas pelas quais devo ser grata todo dia. Reconhecer meus privilégios, ser solidária e ter empatia com os outros também.
Tantas vezes presenteamos alguém com “aquilo que gostaríamos de ganhar”. Ao contrário, ver a resposta aos presentes doados sob a perspectiva de quem os recebe é algo muito mais benéfico para ambos. Tem razão, Carroll, tenho pensado mais em mim.
Preciso pensar se meus presentes sãos egoístas ou altruístas..
1 comentário em “Sentir gratidão não nos torna uma pessoa grata”