Sentir gratidão não é ser uma pessoa grata

À escrivaninha. 25ºC lá fora. Céu encoberto, ventinho gelado. Chuviscos ocasionais nesta primavera carioca. Já estou com meias nos pés…

Na Newsletter que assino, hoje,  Ryder Carroll reflete sobre a gratidão e como se tornar grato. E que existe uma diferença entre sentir gratidão e ser uma pessoa grata. A maioria das pessoas não são essencialmente gratas. Percebi-me como uma dessas pessoas.

Nossa consciência de que podemos desenvolver a  gratidão por meio de treinamento é algo revelador para mim .  Podemos treinar nossa capacidade de sermos gratos por meio da prática de gratidão. Tal prática  é eficiente para nos ajudar nos tornarmos mais perceptivos. 

O primeiro passo é  perceber por quais coisas eu  “deveria” ser grata, mas não me sinto grata. Talvez por não saber como é não tê-las.  Temos consciência  de coisas pelas quais somos realmente gratos e das  que apenas sabemos que deveríamos ser?

Há uma  forte tendência a nos sentirmos gratos por coisas que nos trazem alegria, conforto, alívio.  Ser gratos pelas experiências, vitórias e coisas alheias requer um esforço maior.

Imediatamente, meu cérebro iniciou uma busca por coisas pelas quais eu deveria sentir-me grata verdadeiramente. Aprender a valorizar as pessoas, as experiências,  as coisas que tenho, agora, e não depois que as perder, ou quando vier a possuí-las.

Nesse momento específico de distanciamento social, sou grata por ter minha filha e minha neta perto de mim. Temos comida e abrigo, salário garantido e estamos saudáveis. Este tem sido meu projeto de felicidade, nos tempos atuais. Preciso estar atenta a coisas pelas quais devo ser grata todo dia. Reconhecer meus privilégios, ser solidária e ter empatia com os outros também.

Tantas vezes presenteamos alguém com “aquilo que gostaríamos de ganhar”. Ao contrário, ver a resposta aos presentes doados sob a perspectiva de quem os recebe é algo muito mais  benéfico para ambos.  Tem razão, Carroll, tenho pensado mais em mim.

Preciso pensar se meus presentes sãos egoístas ou altruístas..

Imagem: Giftpundits.com no Pexels