Qual é a qualidade de suas amizades?

À escrivaninha. 22°C lá fora! O sol despontou, azulando o céu deste outono tão frio dos últimos dias. Este clima ameno tem me motivado a caminhar mais ao ar livre. 

Esta manhã, em minha leitura matinal, ainda na cama, vi uma definição interessante que me fez refletir sobre a qualidade de minhas amizades: “Amigos são pessoas que você seleciona com base em valores compartilhados, ideais, experiências, interesses e crenças. Seus amigos são sua família escolhida.”

Parei um instante para avaliar qual é a qualidade de nossas amizades. São pessoas que dão energia quando estamos juntos, ou são aquelas que sugam nossa energia toda vez que nos vemos? Acredito que saber a diferença é o primeiro passo para cultivar ou abandonar as amizades que tenho.

Uma boa amizade pode persistir, apesar da distância geográfica, principalmente em tempos pandêmicos, se você telefonar ou escrever regularmente. Tenho pessoas assim, com quem posso compartilhar esperanças e sonhos, medos e preocupações. É com elas que me aprofundo em temas sensíveis e compartilhamos o aprendizado. Elas não me deixam mentir para mim mesma e apontam meus equívocos e pré-conceitos, e eu aprecio sua perspectiva aberta e honesta. Para mim, essas pessoas são inspiradoras e enriquecem minha vida ao me expor a novos pensamentos e ideias.

Perguntei-me quais de minhas amizades realmente prosperam quando temos a oportunidade de passar o tempo fazendo coisas juntos. Nos apoiamos, não importa o que aconteça? Nos divertimos tanto quanto temos conversas profundas? São pessoas que me dão energia quando estamos juntos – presencial e virtualmente –, ou são aquelas que sugam minha energia toda vez que nos vemos? A partir dessa avaliação, pude perceber por que, pessoas se perderam de mim, ao longo dos anos, e outras estão tão próximas, mesmo distantes fisicamente.

Por algum tempo me preocupei por que não tenho um vínculo tão estreito com pessoas que estão próximas a mim. Acredito que seja porque não quero mais fazer concessões e expor minha saúde mental a pessoas corrosivas. Hoje percebo que é sábia a citação de que amigos e amigas são a família escolhida.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.