Primavera na varanda

À escrivaninha. 23°C lá fora. Céu azul, encoberto por nuvens carregadas. Tivemos uma primavera diferente, até agora, com muita chuva e muitos dias de sol. 

Minhas plantas, na varanda do apartamento, estão com um bom aspecto. Até a planta que eu julgava nas últimas, está renascendo. É muito agradável observar os milagres da mãe natureza.

Embora a jardinagem seja associada a um “lazer da aposentadoria”, pratico-a há muitos anos. Quando aposentei, as pessoas perguntavam: ” o que você faz, agora que não trabalha mais? A resposta mais simples é : o que eu quiser! E jardinagem é uma das coisas que amo fazer.

Às vezes, tem sido difícil manter as plantinhas saudáveis. Houve momentos em que eu até considerei apenas deixar tudo morrer. Essa teria sido a coisa mais fácil de fazer, mas eu, simplesmente, não consegui. 

Amo jardins e hortas e adoraria que minhas plantas estivessem ao ar livre, em um quintal. O espaço na varanda é reduzido, mas gosto de vê-las vivas, quando parecia quase impossível. Tem sido um grande desafio, mas estou vendo o resultado do trabalho da natureza.

A cada dia, a primavera avança um pouco, com cada folha, cada flor e cada botão que se abre.

Hoje, quando saio para a varanda, vejo muito verde. As folhagens estão incríveis. As sementes de maracujá amarelo, berinjela e pimentão estão se desenvolvendo dia a dia. Sigo as dicas da Carol Costa, @minhasplantas, para não errar. Mesmo assim, aventuro-me na horta com medo de matar as plantas.

É um processo bastante longo, mas é muito bom ver todas as plantinhas crescendo. Agora depende da natureza. Tenho muitas outras para plantar, assim que adquirir mais vasos e terra.

Então, quer você more em um apartamento com varanda ou tenha apenas um pequeno pedaço de terra para cultivar vegetais, como eu, jardinagem é divertido, fácil, barato e recompensador. Nada como colher ervas e vegetais da horta para o almoço ou jantar.