À escrivaninha. 22°C lá fora. Manhã nublada, com céu acinzentado com borrões de nuvens ameaçando chuva.
Meu primeiro romance recebeu a consagração em seu lançamento no início deste mês. Foi um evento especial com pessoas bonitas, leitoras e leitoras que enfrentaram a noite chuvosa no meio da semana para prestigiar meu trabalho e emocionar meu coração. Nunca sorri tanto!
Estendo minha gratidão às pessoas queridas que enviaram mensagens carinhosas, embora de longe. Obrigada, gente!
Quero expressar minha profunda gratidão às pessoas que tornaram a festa possível. Agradeço à querida amiga, cunhada e diretora do Centro Educacional Miranda, que, além de abrir as portas para receber as pessoas convidadas, presenteou-me com uma decoração digna de uma grande escritora.
Meu carinho se estende à minha filha Ana Paula, que adoçou a festa com uma representação da cafeteria do livro, trazendo brownies e cupcakes e café, naturalmente. A minha linda neta, a princesinha Clarisse, registrou o evento inteirinho, filmando e fotografando cada momento especial.
O coração é grato às editoras Marília Cafe e Eloá Puri, que vieram de Vitória e marcaram a presença da Editora Pedregulho, a casa que me acolheu e tornou possível a realização do sonho de publicar o meu primeiro romance. À talentosa Surina Mariana pela ilustração de capa tão elegante e belo, que abrilhantou o projeto gráfico, meu abraço emocionado.
Agradeço às minhas amigas, acompanhantes de todo meu processo de escrita, as primeiras leitoras de meus esboços, Dilene Machado e Cláudia Silva. O empurrão inicial para eu me decidir a transformar um hobby surgido na pandemia de COVID-19 em um projeto de publicação. E à minha amiga Ana Maria Seara, pela leitura e devolutiva sincera e cuidadosa. Valeu, meninas!
Muito agradecida à turma do Ateliê de escrita e mentoria, por suas observações valiosas que acrescentaram qualidade a meus esboços. Um abraço grato à leitura beta cuidadosa e à avaliação do original completo e pronto para a edição, gentilmente feito pela companheira do grupo de escrita, Rachel Faria.
Um carinho especial para minhas professoras e mentoras, Ana Rüsche e Ronize Aline, por sua orientação precisa durante todo o processo de construção e execução do livro e às avaliações críticas para aprimoramento do manuscrito. Agradeço a honra de ter, ainda, um texto de orelha singelo da querida Ana Rüsche. Grata demais!
À queridona Lucia Freiras, por seu prefácio divertido e original, carinhoso e emotivo, um beijo agradecido e cheio de saudades.
Aos meus leitores e leitoras que, ao lerem meu romance me transformaram, efetivamente, em uma escritora, no sentido mais real e profundo da palavra. Posso afirmar, com segurança, que sou, afinal, uma escritora!
Gratidão.