Apaixonada pela leitura

À escrivaninha. 26°C lá fora. Céu maravilhosamente azul. Sol brilhante em pleno inverno. Aqui, em frente à janela, absorvo o calor, embora com as mãos e os pés gelados.

Junho vai se despedindo com uma enxurrada de novos projetos literários. Vários encontros em rodas de leitura, boas discussões em clubes do livro, envios de newsletters sobre meu processo de criação de romance, escrita do primeiro esboço do segundo romance, e, principalmente, o pré-lançamento de meu primeiro livro! Tantas emoções…

Paixão pela leitura

Quando ministrava rodas de leitura, anos atrás, adorava ler textos em voz alta: contos, poemas, fragmentos de romances, crônicas (adoro crônicas). A foto que ilustra o post é o registro de uma roda de leitura que ministrei em um dos encontros no Luluzinhacamp, em 2014.

Embora minha “tarefa” (me pagavam para isso) fosse direcionar as pessoas à reflexão sobre temas presentes no enredo, tinha a firme consciência de que era meu “dever” incentivá-los a amar a literatura, por prazer, muito mais que por obrigação.

A paixão pela literatura sempre me impulsionou a dar o melhor de mim na tarefa de mediar rodas de leitura e clubes do livro, e desta forma, poder contagiar as pessoas, pelo menos um pouco.


Paixão em escrever

A paixão esteve presente também, durante toda minha trajetória de vida, desde a adolescência. Sentia tanto prazer em escrever, que, hoje em dia, não entendo por que não insisti no sonho de me tornar escritora antes. Acomodei -me professora. O ensino da língua portuguesa era meu campo de trabalho e minha paixão.

Agora compreendo que paixão é a vontade de fazer aquilo de que se gosta e não alguma outra coisa. Nós precisamos de otimismo, de acreditar em alguma coisa, de ter esperanças, de lutar por algum ideal, ter uma paixão. E o meu ideal, a minha paixão é a leitura, a escrita, a palavra. É a minha voz.

Temos que ter uma paixão. Sem uma paixão, o ser humano será triste, como se tivesse morrido. Sem esperança, sem voz, sem palavra…

Ensinar o prazer de ler

Como mediadora de leitura, por muitos anos procurei transmitir minha paixão pela literatura. Mostrava como é divertido ler um bom livro, ao ler, com paixão nas rodas de leitura e nos clubes do livro. Eu lia com empolgação. Sabia que, fazendo isso, talvez os ouvintes se apaixonassem também. E, quando alguém se apaixonava por um livro, isso me fazia crer que alguma influência eu tivera nisso.

Entendia que era minha obrigação, sim, fazer minha classe e minha plateia se apaixonar pela leitura. Se eu pudesse lhes transmitir essa paixão, o resto acontecia naturalmente. Então, aprenderiam a “ler” o mundo de outra forma e interagir nele.

Vem ler comigo

Hoje em dia, aposentada, ressuscitei o projeto de rodas de leitura. A cada mês, algumas pessas atendem o meu convite e conversamos sobre algum trecho instigante de um romance. O “Só Românticos” é uma roda de leitura virtual, aberta a qualquer pessoa ame ler e conversar sobre o que o texto literário instigar.

Você pode participar de minhas rodas de leitura. Não é necessário leitura prévia do livro. A menos que deseje. Os encontros são mensais, online e gratuitos. Inscreva-se neste formulário e eu vou enviar um lembrete ao seu e-mail uma vez por mês.

Vem ler comigo.


Foto de Luluzinhacamp

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You may also like these