À escrivaninha. 26°C lá fora. Céu nublado e dia fresquinho de outono.
Enquanto preparava meu café fortíssimo com leite em pó e uma colher de sobremesa de açúcar orgânico, pensei se as dores de cabeça e os gases não fossem devido à quantidade de doces ingeridos nos últimos tempos. O café ficou um melado. Coloquei mais água quente para equilibrar.
Se eu comer doces com moderação – pensei, enquanto tomava uma Dipirona – é possível manter a saúde, e, quem sabe, o peso em níveis saudáveis. Consumo, regularmente, pão e leite integral, legumes e temperos frescos, frutas etecétera e tal. Quase nada de frituras, zero embutidos e carne vermelha. E me empanturro de chocolate, paçoca, doces caseiros! Sou isso…
A ideia de que mudar hábitos alimentares é mais eficaz que fazer uma dieta pode até ser muito boa. Na verdade, eu não vejo dietas como um meio para emagrecer. O meu objetivo maior é ter uma vida saudável, menos propensa a doenças. Emagrecer é consequência da diminuição dos altos índices de gordura e açúcar na alimentação. Entretanto, não muito viável para chocólatras e viciadas em doces.
Autocontrole e determinação? É de comer?
A Páscoa está chegando. Isto significa me entupir de bombons e derivados de chocolate? Consciente de que não deixarei de comer doces e guloseimas, preciso me concentrar em não exagerar nas doses desses ‘alimentos’. Já fiz isso durante um bom tempo. Era bem eficiente para treinar o autocontrole e a moderação.
As pessoas com algum problema de saúde (diabéticos, hipertensos etc) se alimentam melhor. A preocupação com a saúde induz a bons hábitos alimentares e ao equilíbrio no consumo de açúcar, gordura e sal. Será que precisamos chegar a este ponto? Ficar doente para comer direito?
Meus excessos podem me transformar em uma bomba calórica com forte tendência a contrair problemas físicos. Mudar a forma de me alimentar para não adoecer é o caminho a esta altura da vida. E não esperar adoecer para mudar a alimentação.
Refletindo fortemente sobre isto enquanto faço caretas ao tomar um chá de boldo.
E você, como controla sua alimentação? Come muitos doces? Conte-me.
Foto de Ameer Akhtar