E o sonho virou projeto

À escrivaninha. 24ºC lá fora. Começo hoje, a primeira edição da categoria Aprendiz de escritora aqui no Café à escrivaninha.

No final de 2021, ingressei em uma jornada de estudo e pesquisa sobre a arte de escrever. Aprofundei-me no aprendizado de técnicas de escrita de romances. Nunca imaginei o quanto seria difícil começar a escrever efetivamente. O início foi a pedra em meu sapato.

Planejando um romance

Embora tenha trabalhado com Literatura a vida toda, nunca havia escrito um romance antes. Uma coisa é estudar as obras literárias. Escrevê-las é algo totalmente diferente. Requer, além de um certo talento — ainda não descobri se o tenho —, uma dose extraordinária de coragem, trabalho e dedicação.

Para estruturar uma história completa, segui as etapas que constituem uma história. Observei cada item que compõe o planejamento narrativo de um romance. Ao final de 30 dias, eu tinha o primeiro romance completo organizado em uma escaleta.

Você pode acompanhar o início do meu processo de escrita de cada cena planejada. Está tudo detalhado em minha newsletter Aprendiz de Escritora. Lá, compartilho as etapas de estrutura da obra de meus romances.

Clique para acessar a newsletter Aprendiz de Escritora.

Se quiser, compartilhe este post para quem você acha que iria curtir o conteúdo. Ficarei feliz em receber um comentário seu. Pode ser?

Você pode assinar o blog Café à escrivaninha e receber notificações das novas postagens, conforme forem publicadas. Marque esta sua opção no final deste post, abaixo da caixa de comentários.

2 comentários em “E o sonho virou projeto”

  1. Oi, Denise!
    Como professora de escrita literária, a única coisa que posso te dizer é: vai fundo!!!
    Escrever não é fácil, mas é uma jornada muito bonita!
    Parabéns por começá-la!

    Um beijo e bom trabalho,

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.