À escrivaninha. 21°C lá fora. Noite fria e aconchegante. A caminhada da manhã aqueceu-me o corpo e a disposição. Amanhã começa o mês da Primavera e isto é muito animador.
Para o vigésimo sétimo post participante, trago a pergunta: “Qual teria sido, exatamente, o momento em que começamos a escrever nossos próprios textos?”
Somos todos escritores?
De certa forma, sim, já dizia José Saramago. Só que uns escrevem e outros não.
Talvez não sejamos escritores como os gênios que nos inspiram; todavia, tendemos a copiá-los. Simplesmente porque todo o aprendizado do ser humano é baseado na imitação. Aprendemos a andar, falar, sorrir imitando os adultos.
Ao ler Graciliano, por exemplo, percebemos a influência de Eça. O próprio Graciliano reconhecia que é na imitação, na influência, muitas vezes despercebida, que aprendemos, que criamos nosso próprio estilo.
“Todo mundo começa imitando alguém. É na vida. É nas artes. Não há mal nenhum. A leitura de um livro empolgante desperta o imediato desejo: – Eu gostaria de escrever assim.” (Assis Brasil)
Inspiração ou imitação (não plágio, entendam) nos leva a escrever para interagir com o pensamento do outro. O bom escritor é aquele que deseja compartilhar conhecimento e ensinar. Escrever para os outros é de uma generosidade sem tamanho.
Quem me inspira
Sei que canto.
E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
– mais nada.Cecília Meireles
Ser feliz ou não ser feliz não teria mais sentido, ser feliz está ligado ao verbo ser, verbo que se traduz numa essência, numa identidade.
Clarice Lispector
Cecília e Clarice me inspiram a escrever. Aquela, instiga-me a refletir sobre a fugacidade da vida e a importância de vivê-la intensamente. E sigo, transformando tempestades cotidianas em paixão pela vida.
E Clarice atiça-me a escrever impulsivamente sobre o que sinto, quando as ideias vão surgindo aos borbotões e se transformando em palavras.
E quanto a você, que escritor ou escritora é sua inspiração para criar seus próprios textos?
* Este post faz parte do BEDA – Blog Every Day (April/August), um projeto coletivo em que os blogs se propõem a postar todos os dias do mês. Ele pode acontecer em Abril e/ou em Agosto.
1 comentário em “Quem nos inspira a escrever?”