À escrivaninha. 22ºC lá fora, nublado, com chuvinha e friozinho carioca. Finalmente, inverno, no Rio.
No reencontro com minha amiga Sandra, antes da pandemia, ela me disse que eu não havia mudado nada, estava muito bem e só precisava pintar o cabelo. Imagina, de jeito nenhum! Liberdade. É incrível como tentam nos obrigar aos artifícios de antienvelhecimento.
O que há de errado em mulheres com cabelos grisalhos?
Os homens não são discriminados por seus cabelos brancos. São considerados charmosos e atraentes. Por que as mulheres não são vistas da mesma maneira? Penso que abraçar nossa aparência natural pode mostrar a beleza do envelhecimento. Por que tentam nos convencer de que devemos fazer o possível para “parecer” mais jovens?
A cor do meu cabelo é meu tom natural. A minha idade não é determinada pela cor do meu cabelo. De maneira nenhuma sou contra tintura, muito pelo contrário.Gosto das várias opções de cores nos cabelos. Isto inclui a opção de usar os fios “ao natural” e me sentir bem ao fazê-lo. Precisamos normalizar os cabelos grisalhos para que sejam vistos como uma opção igualmente bonita para as mulheres. A cada dia, mais mulheres estão fazendo essa opção.
Se você aprecia mudar a cor dos cabelos e esconder os fios brancos, vá em frente! Há pessoas que fazem isso porque gostam e têm uma ótima aparência! Mas, na verdade, sabemos que muitas continuam com todo esse trabalho extra por causa de expectativas externas. É tão libertador ser dispensada disso!
O envelhecimento está fora de meu controle. Aceito a mudança como inevitável. Como vou lidar com isso está em meu poder de decisão. Tenho aceitado saudável e naturalmente meus grisalhos. Acredito que será assim, quando as rugas chegarem. Não tenho medo de rugas e nem de grisalhos.
A única perda que temo é da sanidade mental. Sou grata pela saúde de minha mente e por minha capacidade intelectual. Ter um corpo saudável e uma mente boa é mais importante que aparência.